Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Diocese lembra os 30 anos da morte de Franz de Castro

09/02/2011

O dia 14 de fevereiro de 1981 ficou na história da Diocese de São José dos Campos. Apenas 2 meses antes de sua criação, seu solo foi lavado com o sangue de Franz de Castro Holzwarth, que deu sua vida por amor ao próximo. Para lembrar a data, Dom Moacir Silva celebrará uma missa, na Matriz São José, às 19h30, pelo 30º Aniversário de sua morte. A Matriz São José foi escolhida para abrigar os restos mortais de Franz de Castro, que antes ficavam em Barra do Piraí-RJ, sua cidade natal de Franz de Castro. Ali, Franz de Castro assistia as missas diariamente. 

Franz de Castro era advogado e morreu em uma rebelião na Cadeia de Jacareí em 1981. Ele e Dr. Mário Ottoboni foram chamados para participar das negociações de rendição dos detentos rebelados. Desde 1973 já fazia trabalhos voluntários para a APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Na ocasião, Franz trocou de lugar com um refém para acompanhar os detentos na fuga. A fuga foi frustrada por um tiroteio que culminou com a morte dos cinco fugitivos e do Dr. Franz. 

A CAUSA - Em 6 de março de 2009, a Diocese de São José dos Campos realizou a abertura do Processo da Causa de Canonização de Franz de Castro Holzwarth e instalou o Tribunal Diocesano do Processo da Causa e a Comissão Histórica. O Tribunal Diocesano realizou diversas sessões para investigar a fama de martírio e a vida do candidato a mártir. Mais de 30 pessoas foram ouvidas, o que resultou em centenas de páginas de documentos que foram encaminhados para a Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano, no dia 22 de dezembro de 2010. A abertura oficial do Processo no Vaticano acontecerá no dia 21 de março.

 

Missa pelos 30 anos da morte de Franz de Castro

Local: Matriz São José, na Praça Cônego João M. Guimarães, 69 – Centro – São José dos Campos.

Data: 14/02/2011 

Horário: 19h30, presidida por Dom Moacir Silva

   

Oração

Senhor, nosso Deus, que inspirastes o vosso servo Franz de Castro Holzwarth a uma total dedicação de amor aos encarcerados, ao ponto de derramar o próprio sangue em favor da causa dos mesmos, nós vos pedimos que, se for de vossa vontade, Franz de Castro seja um dia glorificado pela vossa Igreja e, por sua intercessão, possamos receber a graça de que tanto precisamos e que vos pedimos com fé... (pedir a graça). Fortalecei-nos, ó Senhor, na vivência do amor ao próximo e abençoai a todos que se dedicam à Pastoral Carcerária. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 Imprima-se.

São José dos Campos, 14 de fevereiro de 2009.

 Dom Moacir Silva
Bispo Diocesano de São José dos Campos

Pede-se que as graças alcançadas pela intercessão de Franz de Castro sejam comunicadas à Cúria Diocesana de São José dos Campos, Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jardim São Dimas, São José dos Campos – 12245-440. Telefone: (12) 3928-3911.

Fonte: Diocese SJCampos - http://diocesesjc.org.br/

 

Voltar

 
| Política de privacidade