Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Nem só de pão vive o Ser Humano

19/03/2011
13/03/2011
1º Domingo da Quaresma 
Gn 2, 7-9; 3, 1-7/ SI 50 (51) / Rm 5, 12-19 / Mt 4, 1-11 
 
TEMA: Nem só de pão vive o Ser Humano 
 
A quaresma é tempo de vivência profunda do mistério da morte e ressureição de Jesus Cristo.
Neste primeiro domingo da quaresma, em comunhão com a Igreja iniciamos um caminho batismal.
Neste domingo, com Jesus "Somos conduzidos pelo Espírito ao deserto. Quaresma tempo de reflexão e conversão, é uma ocasião para rever nosso modo de agir. Nesta Campanha da Fraternidade a Igreja nos convida a dirigir esse processo de conversão para a defesa da casa comum de todos nós, o planeta Terra, que Deus criou com sabedoria. Somos chamados a completar e proteger a natureza, como forma de louvar e servir a Deus".
Depois de ser batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão, Jesus foi conduzido pelo Espirito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Depois de quarenta dias de jejum
o tentador disse a Jesus: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". (Mt 4,3). Aceitar seria mudar a finalidade da natureza da natureza em benefício próprio, objeto de consumo.
Depois lhe disse: "Se tu és o Filho de Deus, joga-te para baixo..." (Mt4,6). Jesus rejeita esta segunda tentação, pois representa o uso de Deus em benefício próprio, pedir o que Ele mesmo não aprova.
O diabo levou Jesus para um alto monte. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas dizendo: "Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar" (Mt 4,8-9). Aceitar este tipo de proposta seria submeter-se a lógica do capitalismo: usufruir das realidades da criação, visando o lucro. É a lógica que está colocando em perigo a vida do planeta. Jesus venceu todas as tentações e vencerá igualmente a tentação do Jardim das Oliveiras (Mt 26.42) e quando sofreu a agonia da Cruz (Mt 27,40).
 
 
Jacareí, 12/13 de Março de 2011.
Pe. José Afonso de Souza 
Pároco 
 
Fonte: Projeto Nacional de Evangelização - nº15 - CNBB.
          Bíblia Sagrada, Edição Pastoral - Paulus.
          Texto-base da Campanha da Fraternidade 2011. 
 

Voltar

 
| Política de privacidade