Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Transfiguração: a Vida que triunfa sobre a morte

24/03/2011

20/03/2011
2° Domingo da Quaresma
Gn 12,1-4a / Sl 33(32) / 2Tm 1, 8b-10 / Mt 17, 1-9

Tema: Transfiguração: a Vida que triunfa sobre a morte

 Na caminhada quaresmal rumo a Páscoa, neste segundo domingo, Jesus nos convida a subir com ele à montanha para contemplarmos sua glória de transfigurado.

A transfiguração de Cristo nos sugere que, se escutarmos a Palavra do Filho amado do Pai, seremos fortalecidos na decisão de trabalhar por um mundo melhor.

Poucos dias depois do primeiro anúncio da paixão, morte e ressurreição (Mt 16, 21-23) , Jesus escolhe três dos apóstolos e os convida a subir com ele a uma montanha (Monte Tabur), lugar da manifestação divina de transfigurar diante deles. Com ele conversaram Moi´ses e Elias, representantes da Lei e dos Profetas. Pedro intervém: "Senhor, é bom ficarmos aqui. se queres, vou fazer três tendas..." (Mt 17,4). Da nuvem sai uma voz: "Este é meu Filho amado, escutem o que ele diz" (Mt 17,5). Era as mesmas palavras que haviam ecoado no dia do Batismo de Jesus. 9Mt 3,17). Na Transfiguração, há uma ordem: "Escutem o que Ele diz". Ele é a Palavra definitiva do Pai. De volta a realidade, descendo da montanha, Jesus ordena aos apóstolos guardarem em silêncio o que haviam contemplado.

1ª Leitura: "Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei" (Gn 12,2). Abraão é o sinal de quem obedece e, na fé, caminha confiante, aguardando a realizaçã da promessa divina (Gn 12,1-4). O que Deus promete a Abraão é precisamente o que todo ser humano deseja para responder as suas necessidades vitais.

A história de Abraão está diretamente ligada à história de toda a humanidade, com ele surge um povo que tem como missão trazer a bênção de Deus para todos os povos da terra.

2ª Leitura: Paulo revela que Jesus destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade pelo Evangelho (2Tm  1,10). Por isso não devemos temer em anunciar o Evangelho. Se respondermos ao seu chamado, como Abraão e Cristo, Ele nos conduzirá à Transfiguração vitoriosa e triunfante.

Jacareí, 19/20 de Março de 2011
Pe. José Afonso de Souza
Pároco

Fonte: Projeto Nacional de Evangelização - n° 15 - CNBB
           Biblia Sagrada, Edição Pastoral - Paulus

Voltar

 
| Política de privacidade