Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
João Paulo II, o beato que pisou nosso chão

01/05/2011

Jornal Expressão 

A celebração dos 30 anos de instalação da Diocese de São José dos Campos se deu na mesma data da beatificação do seu criador e responsável pela nomeação dos seus três bispos, o inesquecível Papa João Paulo II.

Não temos nisso uma simples coincidência, mas um sinal: nascemos sob seu pastoreio, caminhamos inspirados em seu jeito e devemos continuar imitando seu testemunho, além de poder contar com sua intercessão.

Era comum a esse Papa, que chegando a um país beijasse seu solo realizando com isso um gesto marcante de carinho, amizade e comunhão com o povo daquela terra. Nossa terra não foi beijada por ele, mas recebeu alguns dos seus passos, quando visitando o Brasil pela primeira vez, pisou o nosso solo, no aeroporto de São José dos Campos, no dia 04 de julho de 1980. Esse fato também foi sinal de carinho, amizade e comunhão conosco, mas, sobretudo, semente da caminhada fecunda que há 30 anos estamos fazendo.

Muitos dos passos que demos nesse tempo de Igreja Particular foram continuidade daqueles que, o agora Beato João Paulo II, nos inspirou e iniciou quando passou pela nossa terra. Por isso foram positivos. Outros passos, entretanto, precisam ser dados a partir daqueles e dos tantos outros dados pelo Papa polonês: determinados, mesmo quando cansados; firmes, mesmo quando limitados pela enfermidade; joviais, mesmo que dados por um ancião; criativos, mesmo que dentro da tradição; cheios de esperança, mesmo frente a grandes desafios; de fé verdadeira, mesmo que num mundo secularizado.

Os muitos passos dados por João Paulo II podem ser verificados em suas inúmeras viagens apostólicas, cujos efeitos percebemos em sua popularidade, tanto em vida quanto depois de sua morte. Não foram somente passos físicos, mas, sobretudo, de aproximação, de diálogo, de busca de comunhão, de anúncio do Evangelho, de solidariedade, de perseverança, de incentivo, de testemunho...

Os poucos passos de João Paulo II dados em nosso solo são resumo dos inúmeros passos dados com muitos e na direção de todos, que cativaram de maneira especial os jovens, marcaram a história e são uma referência para nossa caminhada diocesana, nos 30 anos vividos e nos próximos que ainda viveremos.

 

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral

Voltar

 
| Política de privacidade