Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“Jesus: Única Liderança”

18/05/2011

15/05/2011

4° Domingo da Páscoa

At 2, 14a.36-41/Sl 22 (23)/1Pd 2,20b-25/Jo 10, 1-10

Tema: "Jesus: Única Liderança"

Hoje celebramos o domingo que nos apresenta a figura do "Bom Pastor". Ele chama as ovelhas pelo nome, caminha à frente delas e, recebem dele o carinho e o cuidado.

Jesus é o Pastor Verdadeiro.

A partir deste domingo os/as seguidores/as de Jesus vão assumir a proposta de Jesus, dando continuidade a sua missão. Nós somos convidados/as a enfrentar a perseguição e o sofrimento, a dar a nossa vida, comom fez Jesus.

O Evangelho desse final de semana (Jo 10,1-10), apresenta Jesus como o Bom Pastor, que oferece a vida em plenitude Às suas ovelhas. O Profeta Ezequiel havia profetizado a chegada de um Pastor para apascentar o povo, porque as autoridades não estavam exercendo a missão de pastores (Ez 34). Ele comparava os pastores como autoridades politicas e o povo como o rebanho, que pertence exclusivamente a Deus. A função do Pastor é cuidar do rebanho, defendê-los dos lobos. A autoridades politicas se preocupavam só com seus próprios interesses, em vez de cuidar e servir o povo, usam o povo em proveito próprio, não defendem e, entregam o povo ao inimigo.

Em Jesus, Deus torna-se o Pastor do rebanho, ele é totalmente diferente daqueles que oprimem que exploram o povo.

As ovelhas escutam a sua voz, ele as chama pelo nome e as conduz para fora. (Jo 10,3)

As ovelhas seguem o pastor porque conhecem a sua voz. Seguir Jesus implica em reconhecer a sua voz. Jesus é ao mesmo tempo Pastor e a Porta das ovelhas. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo...(Jo 10,9).

Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância (Jo 10,10). Jesus salva e dá a vida em plenitude. Diferente dos ladrôes que roubam, matam e destroem. Quem segue Jesus luta para que todos tenham vida em abundância. Conscientes de que devem ser testemunhas (At 1,8), os apóstolos, na pessoa de Pedro, dão testemunhoda ressurreição de Jesus, e esse testemunho é sustentado pelo espírito Santo (At 2,14a.36-41).

Para São Pedro, a chave da subversão é fazer o bem (v.20), porque foi esse o caminho escolhido por Jesus, o único Senhor. Seu comportamento é normal para os que seguem seus passos (v.21). Pedro afirma que é para isto que vocês foram chamados. (1Pd 2,20b-25).

14/15 de Maio de 2011

Pe. José Afonso de Souza

Pároco

Fonte: Projeto Nacional de Evangelização, n°16 - CNBB

           Roteiros Homiléticos - Pe. José Bortolini - Paulus

           Biblia Sagrada - Edição Pastoral -Paulus

Voltar

 
| Política de privacidade