Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O Banquete da Vida

04/08/2011

18° Domingo Comum

Is 55,1-3 / Sl 144 (145) / Rm 8,35.37-39 / Mt 14,13-21

Tema: "O Banquete da Vida"

De novo é domingo, páscoa semanal dos cristçãos. É do Senhor este dia. Esta semana celebramos a festa de dois santos: amanhã dia 1° Santo Afonso, dia 4 celebramos São João Maria Vianney, padroeiro dos Padres, por isso dia 4 é o dia do Padre. Dia 5 celebramos o dia mundial da saúde, dia 6 dia da Transfiguração do Senhor.

Ao falar de saúde, lembramos que uma das doenças mais acentuadas hoje em dia é a obesidade. Doença que no Brasil está se acentuado, porque se come demais. Por ouotro lado há pessoas que passam fome. Elas ficariam felizes se pudessem se saciar com as migalhas que caiem da mesa dos ricos. Nem isso os pobres tem acesso.

Numa sociedade dominada pelo "deus" dinheiro, o povo gasta tudo o que tem e acaba na sede e na fome. O Profeta Isaias nos convida a uma nova aliança com Deus que coloca a vida humana como supremo valor, transformando as relações sociais e assegurando a todos alimento e dignidade.

Jesus ficou sabendo da morte de João Batista. Pegou um barco e foi para um lugar deserto e afastado. O povo ficou sabendo e foi até lá. Diz o Evangelho que era muita gente: uma multidão. Jesus ao ver aquela gente pobre, explorada, doente e faminta, "ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO PARA COM ELES...".

Os discipulos, preocupados, sugerem a Jesus para mandar o povo embora para comprar comida, Jesus porém não quer que o povo vá embora com fome. Manda que os discipulos mesmos alimentem a multidão com cinco pães e dois peixes. É muita gente.

Jesus pede que o povo sente ali sobre a grama. Partiu os pães, passando-os aos discipulos que repassaram à multidão.

O milagre é da partilha, o pouco que tinham, saciou cinco mil homens sem contar as mulheres e crianças. A partilha faz milagre. o segredo de Deus se revela em Jesus para um povo faminto.

A narração da primeira multiplicação dos e dos peixes que vimos hoje no Evangelhoi de Mt 14,13-21, é narrado também em Mc 6,30-44; Lc 9,10-17 ; Jo 6,1-15.

Deus tem um plano alternativo de vida para o povo faminto. Como está no salmo 144 (145) "VÓS ABRIS A VOSSA MÃO E SACIAIS OS VOSSOS FILHOS".

Nada nos poderá separar do amor de Cristo. Nós estamos no 18° domingo do tempo comum, mas desde o 15° domingo temos como 23° leitura o capitulo 8 de Romanos. ele Paulo apresentou os dois principios básicos que orientam a ser cristão:

1) O Espirito que comunica vida (Rm 8,1-13)

2) A filiação divina do Cristão (Rm 8,14-30)

Os demais versiculos (31 -39), são um hino ao amor de Deus manifestado na morte-ressurreição de Jesus.

Jacareí, 31 de julho de 2011.

Pe. José Afonso de Souza

Pároco

Fonte: Projeto Nacional de Evangelização - Paulus

           Biblia Sagrada - Edição Pastoral - Paulus.

           Roteiros Homiléticos - Pe. José Bortolini - Paulus.

           Sínopse dos Quatro Evangelhos - Paulus

Voltar

 
| Política de privacidade