Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
A fé não tem fronteira

18/08/2011

DIA DOS PAIS

Is 56,1.6-7 / Sl 66(67) / Rm 11,13-15.29-32 / Mt 15,21-28

TEMA: A FÉ NÃO TEM FRONTEIRA

É uma imensa graça podermos estar aqui reunidos. Logo no onicio da missa somos saudados:"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam convosco. Respondemos com alegria: "Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Neste dia do Senhor, celebramos também o dia dos pais.

Deus é um Pai que, em sua misericórdia é capaz de acolher a todos. para ele, a fé não depende de raça, fronteira ou cultura.

Jesus se retira para a região de Tiro e Sidônia. Ai se encontra com uma mulher diferente, estrangeira, gritando:"Minha filha está atormentada por um demônio". Talvez um sério problema neurológico, ou psíquico, ou emocional. Jesus parece não dar atenção, os disicpulos sugerem que a mande embora. Jesus para testá-la, diz a ela que não convém tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos (cachorro: os judeus chamavam os estrangeiros). A mulher respondeu: os cachorros também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos. Com isso mostra o quanto amava a filha e acreditava em jesus. Então cheio de admiração Jesus declara:"Mulher grande é tua fé...", na mesma hora a filha ficou curada.

Os estrangeiros são escolhidos no plano salvador de Deus, já fora anunciado no Antigo Testamento. Deus prometeu pelo Profeta Isaias, como vimos na primeira leitura:"na casa de Deus (plano) ninguém mais se sentirá estranho". Desde que honrem a Deus e pratiquem os mandamentos (Is 56,6-7).

Por isso cantamos o Salmo 66(67): "Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem".

Paulo se dedica de corpo e alma aos estrangeiros, como vimos na segunda leitura. O Evangelho não é aceito por grande parte de Israel, então o Evangelho é anunciado aos pagãos. Pauloespera a conversão de Israel como uma ressurreiçaõ.

Muitos grãos de trigo formam um único pão, muitos grãos de uva formam o mesmo vinho. Pão e vinho compõem a mesma realidade na Eucaristia: o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Muitas pessoas, apesar das diferenças, rezam em comum o Pai Nosso. A fé não depende de raça, fronteira ou cultura.

Jacareí, 14 de agosto de 2011

Pe. José Afonso de Souza

Pároco

Fonte: Sinopse dos Quatro Evangelhos - Paulus

            Projeto Nacional de Evangelização - CNBB - n°17.

            Bíblia Sagrada - Edição Pastoral - Paulus

            Roteiros Homiléticos - Pe. José Bortolini - Paulus

Voltar

 
| Política de privacidade