Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Novena de Natal 2011 -

01/12/2011

O êxodo continua na nossa vida. Para viver esta realidade é preciso de muita esperança: a marcha do povo, as dificuldades enfrentadas pelo povo da esperança daquela época assemelham-se às nossas. Ver como foram resolvidas naquela época, nos ajuda a enfrentá-las hoje como povo da esperança.

Os problemas enfrentados no passado não são diferentes dos nossos hoje: falta de água, falta de comida causada pela exploração da natureza. Desafios causados pelas pessoas do passado e hoje: guerras, divisões de comunidade, líderes corruptos.

Diante de tudo isso Deus nos pede para colocar nossa esperança nele e na partilha entre os irmãos e irmãs.

A nossa esperança está fundada no anúncio do Reino de Deus por Jesus. O Reino de Deus já está presente: o nascimento e vida de Jesus mostra essa presença. Nós somos encarregados e  encarregadas de anunciar esse Reino de Deus. Não devemos anunciar só com discursos, mas com a nossa vida que o Reino de Deus já chegou, formando homens e mulheres novos. Assim teremos outro mundo possível e uma nova humanidade. Vamos mostrar e estudar esse Reino de Deus que cresce com o nosso testemunho. Nós, os pobres somos encarregados e encarregadas de anunciar esse Reino, pela nossa vida, animada pelo Espírito Santo. O mundo transforma-se a duras penas, mas está mudando.

Jesus foi pobre, e com ele também o Pai e o Espírito Santo. Isso quer dizer que o Reino de Deus vem com a força do Espírito,  com os mais pobres e com a fraqueza humana. Deus não vai estabelecer o seu Reino usando as forças humanas: políticas, econômicas, culturais, sociais e religiosas. Os pobres são os que vão dar testemunho do Reino e expandi-lo neste mundo.

Esse caminho pode ser longo e exigir muita paciência e perseverança. A esperança será nossa força que nos animará na nossa missão de fazer um mundo diferente. Esperando com paciência, Abrão alcançou a realização da promessa (cf. Hb 6,15).

A todos e todas uma boa novena e um feliz Natal e um feliz ano novo!

 

Pe. José Afonso de Souza
Pároco

 

Fonte: Vivem na esperança- José Comblin – Paulus
             Travessia, mês da Bíblia – 2011 – CNBB.

Voltar

 
| Política de privacidade