Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Missa às 19h00 - “TODOS E TODAS SEREMOS TRANSFORMADOS E TRANSFORMADAS PELA VITÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”. (1Cor 15, 51-58)

30/05/2012

27/05/2012

FESTE DE PENTECOSTES

TEMA: “TODOS E TODAS SEREMOS TRANSFORMADOS E TRANSFORMADAS PELA VITÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO”. (1Cor 15, 51-58)

 

 

O texto nos fala, da Ressurreição vivida por Jesus e apresentada como meta final de todos nós. A busca da unidade não é algo para a vida eterna no céu, mas deve ser buscada em nossa caminhada terrena. Ao proclamar a Ressurreição, o texto nos diz que, se seguimos aquele que venceu a morte, toda vitória é possível, por maiores que pareçam as dificuldades. Cristãos unidos trabalharão pela vitória da vida em situações que parecem vitória das forças da morte: injustiças, desunião, violência, rancor, corrupção, etc. Com a colaboração de todos e todas, ficará mais visível nossa fé na força que nos vem do Ressuscitado. A vitória aqui mesmo neste mundo, antes da transformação do fim da história, se dará através do serviço, da ajuda mútua, da promoção da autoestima de todos e todas, da fraternidade entre as igrejas que se unem para socorrer os necessitados.                                                                                                                                 

 

São caminhos dessa vitória: “O espírito de serviço, a espera paciente no Senhor quando algo parecer difícil, valorização do sofrimento de Cristo como sinal do amor invencível de Deus, o desejo de vencer o mal com um bem maior, a paz”. (Alguns temas da semana). Jesus Ressuscitado dizia aos seus discípulos: “Eu vos dou a minha paz”. Precisamos acolher a paz, trabalhar por ela para que ela se estenda a todos.                                                       

 

 Jesus se apresenta também como o Bom Pastor que não exclui nenhuma ovelha. Assim faremos também a partir do nosso próprio acolhimento mútuo como discípulos do mesmo Mestre e operários confiantes na vitória do mesmo Reino. Para tudo isso nos sustenta a fé no amor de Deus, que não desiste de nós quando falhamos e sempre nos chama de novo a uma transformação que nos torne sempre mais fiéis no seguimento do Ressuscitado.                                                                                           

O texto original da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, foi elaborado na Polônia, um país marcado por uma história de muitos sofrimentos e muitas vitórias conseguidas com muita coragem e empenho. Pensando no nosso País, poderemos lembrar os desafios e as vitórias do nosso povo e o trabalho das Igrejas que, diante da nossa realidade nacional se envolvem na construção da justiça e da paz. Já temos muitos sinais de vitória sobre as forças da morte. Outros desafios estão diante de nós como chamado de Deus à construção de um mundo melhor. Que a reflexão desta Semana de Oração nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé que se alimenta da garantia que nos vem da vitória do Ressuscitado.

 

Pe. José Afonso de Souza

Jacareí, 27 de Maio de 2012

 

 

 

FONTE: Subsidio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - CEBI

Voltar

 
| Política de privacidade