Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
1ª Romaria dos Mártires da Caminhada de Jacareí

30/06/2012
I ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA DA
PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO – JACAREÍ – SP

O termo “mártir” vem do grego “martys”, que significa “testemunha”. Na terminologia teológica este mesmo termo, já desde os séculos II-III, designa a pessoa que tenha dado testemunho em favor de Cristo e de sua doutrina com o sacrifício da vida. E, “romaria”, segundo o dicionário Houaiss é, num primeiro sentido, viagem ou peregrinação religiosa a um santuário.

É exatamente esse sentido que queremos dar para a “I Romaria dos Mártires da Caminhada”, realização da ‘Irmandade dos Mártires da Caminhada’, com o apoio e o incentivo da Paróquia São José Operário de Jacareí. Mas queremos principalmente atender a um pedido e a um apelo de D. Pedro Casaldáliga feito na 5ª Romaria dos Mártires da Prelazia de São Félix do Araguaia em Ribeirão Cascalheira MT, nos dias 16 e 17 de julho de 2011, de que deveríamos multiplicar a “Romaria dos Mártires” por todos os recantos deste continente.

“O bispo Pedro é uma pessoa que seduz pela simplicidade, fraternidade, solidariedade, mas perturba pela coerência.” (Roberto Malvezzi – Gogó). D. Pedro Casaldáliga é “padrinho espiritual” da Irmandade dos Mártires de Jacareí. Ele nos desafia a mantermos a esperança: “quanto mais difícil o tempo, mais forte deve ser a esperança”. Enquanto achamos esses tempos difíceis e cruéis, ele os acha “raríssimos e belos”. Ainda mais: “mantenhamos a esperança. Pode falhar tudo, menos a esperança”. E, continua Roberto Malvezzi: “Se quisermos entender a esperança da
qual Pedro fala, é preciso entendê-la por dentro e para além de todas as situações humanas, inclusive da própria morte, ainda que seja pelo martírio”.

E é com este espírito que estamos sendo convocados/as a participar desta Romaria:

Tema da Romaria: “Vidas pelo Reino”
Data: 30 de junho de 2012
Horário: 18h00
Saída da Matriz São José Operário, Cidade Salvador até a Capela do Mártir Jesus.

Que os mártires latino-americanos nos auxiliem neste bom propósito.
 

Nivaldo Aparecido Silva
Irmandade dos Mártires da Caminhada 

Voltar

 
| Política de privacidade