Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“VIDAS PELO REINO”

30/06/2012

 

“VIDAS PELO REINO”

1ª ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA LATINO AMERICANA DE JACAREÍ – SP

Chegou o grande dia, o momento esperado com muita ansiedade e expectativa por toda a comunidade e, por todos os romeiros e romeiras, peregrinos e peregrinas do Reino da Vida. Fazendo memória de todos os Mártires da Caminhada, aqueles e aquelas que ofe-receram as suas “Vidas pelo Reino!”, queremos agradecer ao Deus da Vida pela prova maior de amor de tantas testemunhas, que tendo amado os seus, amou-os até o fim.

Sairemos em Romaria acompanhando a grande cruz. A cruz refere-se à morte de Jesus e também a sua ressurreição. É o sinal do cristão. É sinal de nossa salvação, sinal do amor tresloucado de Jesus que nos amou até o fim. Sinal de santificação, de pertença, de compromisso. É também sinal de tortura, de execução dos condenados à morte. E que, como Jesus, muitos perderam nela a vida injustamente. É sinal de vitória sobre a morte, e sobre todo tipo de mal. Assim a cruz tornou-se sinal de vida, coragem e resistência. E, como nos diz D. Pedro Casaldáliga: “Mesmo no gesso morto, falas, vivo, e convocas nossas vidas, Irmão Crucificado! Amor inapelável, morte vencendo a morte para sempre, Jesus Crucificado!”

Em um momento da caminhada, vamos acender nossas velas. A chama que palpita é sinal de vida; o calor aquece, dá energia, mantém a vida. Onde falta luz, a vida corre perigo, como por exemplo, nas prisões, nos porões das ditaduras. As velas acesas querem expressar nossa busca de proximidade de Deus e de acertar o caminho.

Durante todo o trajeto da nossa Romaria, vamos fazer a memória dos Mártires da Cami-nhada, antes, porém, com muita alegria, gratidão e reconhecimento, vamos cantar a La-dainha dos Mártires para que eles e elas nos acompanhem nesta grande procissão, o-fertando também as nossas “Vidas pelo Reino”.

Voltar

 
| Política de privacidade