Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“A VERDADEIRA RELIGIÃO”

02/09/2012

02/09/2012

  22º Domingo de Tempo Comum – Ano B

  Dt 4,1-2.6-8; Sl 14 (15); Tg 1,17-18.21b-22.27; Mc 7,1-8.14-15.21-23

  TEMA: “A VERDADEIRA RELIGIÃO”

 

O povo de Deus exilado na Babilônia ouvia com frequência a pergunta irônica: “Onde está o Deus de vocês? (Sl 115,2). A partir daí cresce a consciência de que Deus se revela e se mostra próximo mediante uma legislação justa, e essa legislação contagia o mundo todo, como está na primeira leitura (Dt 4,1-2.6-8).

                                                                            

O tema central do capítulo quatro do Deuteronômio pode ser sintetizado no primeiro mandamento: Cultuar Javé, excluindo todo forma de idolatria. O povo está longe de sua terra do templo, estão na Babilônia como escravos. O que fazer então? É manter fiel a aliança, traduzida nas leis e decretos (v.v. 1-2). Assim povo havia encontrado vida e tomado posse da terra (Êxodo). Mantendo fiel a leis o povo sentirá a proximidade de Deus (v.7).  O povo de Deus no exilio ouvia frequentemente a pergunta: “Onde está o Deus de vocês? (Sl 115,2). Nosso Deus está presente no meio do povo que é fiel a aliança.

                                                                                                                       

Nesse primeiro domingo do mês de Setembro, com toda a Igreja do Brasil, queremos destacar e valorizar ainda mais a Bíblia, o livro da Palavra de Deus. Somos convocados/as  a aprofundamento maior do Evangelho de São Marcos.

                                                                                             

 Jesus se encontra diante dos fariseus  e mestres da lei, enviados de Jerusalém à Galileia para observar Jesus, juntamente com seus discípulos. Jesus é questionado pelo fato de alguns de seus discípulos comerem o pão com as mãos impuras. Jesus responde citando o Profeta Isaias: “Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. Dirigindo a multidão Jesus chama atenção de que o que torna o homem impuro não é o que entre nele vindo de fora, mas o que sai de seu interior. “De dentro do coração humano” é que saem todas as coisas que tornam o homem impuro. 

                                                                                                                   

A segunda leitura de hoje é a carta de São Tiago, se refere a Palavra de Deus. Tiago convoca a comunidade com essas palavras:  “Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Não suficiente a escuta, é necessário “praticar a Palavra”.

                                                                                        

São Tiago ainda insiste que a verdadeira religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, consiste em “assistir os órfãos e as viúvas (pobres) em suas tribulações e não deixar contaminar pelo mundo (corrupção)”. A escuta da Palavra de Deus, deve despertar o compromisso com as pessoas mais necessitadas.

 Pe. José Afonso de Souza

Jacareí, 02 de setembro de 2012

 

Fonte: Bíblia Sagrada, Edição Pastora – Paulus                         

Projeto Nacional de Evangelização, nº 23 – CNBB                      

 Roteiro homiléticos, Pe. José Bortolini - Paulus

Voltar

 
| Política de privacidade