Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
“OPÇÕES QUE CONDUZEM À SANTIDADE”

04/11/2012

4/11/2012

 

DIA DE TODOS OS SANTOS E SANTAS

TEMA: “OPÇÕES QUE CONDUZEM À SANTIDADE”

-

O Evangelho, Mateus 5, 1-12 traz para nossa meditação a vocação à santidade, partindo da proclamação das bem-aventuranças.

As bem-aventuranças dentro do Evangelho de Jesus integram a proclamação da nova aliança, da nova lei. Através dela Jesus introduz o comprimento da justiça de Deus e o anúncio de seu Reino entre nós.

O Evangelho diz que Jesus, para proclamar as bem-aventuranças, subiu a montanha. É preciso lembrar que, o contexto bíblico judaico, “a montanha” é o lugar onde Deus se manifesta e fala com Moisés e ainda o lugar onde Deus confiou os dez mandamentos (a lei) a Moisés.

O Evangelho fala que, na montanha, Jesus “sentou-se”. “Sentar” significa que Jesus é Mestre, ensina com autoridade. Essa autoridade se confirma no Evangelho, porque ele mesmo vive as bem-aventuranças e nele elas se cumprem.

A nova lei, proposta por Jesus, é apresentada aos discípulos,  que se aproximam e junto dele estão para escutar seus ensinamentos. O discípulo que está na montanha junto ao mestre participa desta realidade nova, ao ser destinatário da proclamação e convocado a testemunhar a ação de Deus. Os discípulos são proclamados felizes, quando se fazem testemunhas de Jesus, em particular quando perseguidos por causa de seu nome.

As promessas das bem-aventuranças anunciam a presença do Reino que já se cumpriu através da ação redentora de Jesus.

A proposta das bem-aventurança é o lugar a partir do qual, Deus realiza seu Reino.

As bem-aventuranças nos ajudam a ver e conhecer o rosto de Jesus, isto é, a descobrir a santidade de Deus proposta para a humanidade e a tomar parte nela.

Pe. José Afonso de Souza 

Jacareí, 4 de novembro de 2012

Fonte: Projeto Nacional de Evangelização, nº 23 - CNBB

Voltar

 
| Política de privacidade