Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
Que Deus? Que Religião

01/12/2010

QUE DEUS? QUE RELIGIÃO?

 

São os temas da Agenda Latino Americana Mundial que em sua edição de 2011, completa 20 anos de existência. A Agenda traz sempre temas atuais e que levam à reflexão.

Vale lembrar que a Agenda Latino Americana, lançada anualmente desde 1991, é o livro mais difundido a cada ano dentro e fora do continente. Traduzido para 15 línguas e publicado em mais de 100 países, é um verdadeiro “livro de cabeceira” sobre temas da atualidade.

Para Frei João Xerri, organizador do lançamento e da Agenda Latino americana, analisa sobre a escolha do tema: “A religião voltou à tona em todo o mundo e até nas campanhas políticas. Há 40 anos não se via estes assuntos tão em evidência. Pensávamos que este debate tinha ficado para trás com os anos 60”.

Justamente em virtude de Deus e religião estarem ‘na boca do povo’ foi que se decidiu abordar a temática. “Novamente se usa o nome de Deus em vão e por isso se pergunta: Que Deus? Que religião? Que espiritualidade? De que Deus se fala? Daquele que é bom para mim e ruim para os outros? Ou daqueles que é nosso Pai e Pai de todos?”, questiona Frei João.

Talvez muita gente se espante de que a Agenda Latino Americana Mundial de 2011 tenha escolhido como tema a questão “Que Deus, que religião?”.

Dom Pedro Casaldáliga mostra que este assunto não tem sua importância restrita a religiosos, mas, ao contrário, hoje, é fundamental para a paz e a construção de um novo mundo possível. De fato, no passado, uma determinada visão sobre religião e sobre Deus levou povos a guerras e perseguições, afirma Marcelo Barros. D. Hélder Câmara, em seus últimos anos de vida, se lamentava de que os governos e os Estados que mais se destacavam como escravagistas e responsáveis pela injustiça social no mundo são justamente aqueles que mais se vangloriam de ser cristãos (MarceloBarros).

O filósofo judeu Martin Buber dizia: “Pelo fato de que muitos crimes e iniqüidades tem sido cometidos em nome de Deus, é preciso não deixarmos este nome nas mãos dos opressores.  É preciso resgatar este nome como amor solidário, presente em todo ato de bondade e em todo riso de criança”.

E é isso que a Agenda Latino americana mundial de 2011 consegue fazer e propor para o mundo de hoje, conclui Marcelo Barros.

Para o lançamento programado para este dia 04 de dezembro, no Auditório da Secretaria Municipal da Educação, da cidade de Jacareí, vamos homenagear algumas pessoas que vivem um estilo de vida em profunda harmonia e sintonia com o tema da Agenda. Entre elas: o Pastor luterano Milton Schwantes, o Pe. José Afonso de Sousa, o “Centro Bíblico Verbo” na pessoa da Maristela Tezza e Cecília Toseli, o Frei João Xerri. Teremos ainda durante o lançamento apresentação de um coral infantil, peça teatral, exposição e venda de livros e da agenda. Encerrando teremos um lanche de confraternização.

Segundo os organizadores, este lançamento está prometendo ser um dos senão o melhor lançamento realizado até hoje.

Se você ficou interessado/a, ou até mesmo curioso diante do tema e do lançamento desta agenda, é só comparecer no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, à Rua Lamartine Delamare, 69, Centro. CEP: 12327-010. A entrada é franca. Desde já, seja bem vindo/a.

Nivaldo Aparecido Silva
Equipe de Organização.

Voltar

 
| Política de privacidade